terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Feijão à Transmontana à moda da minha mãe



Não sei se vocês gostam, mas eu adoro comidinha que leve feijão…

Há uns dias andava com um forte desejo de comer feijão à transmontana à moda da minha mãe, tal como a minha mãe fazia quando eu era ainda solteira..

Mmmhhhmm, só de pensar nisso já fico a salivar.

Ela faz de maneira diferente, é uma mistura de feijão à transmontana e rancho e eu ADORO!!

A minha mãe fazia o almoço bem cedo porque ia trabalhar e só vinha à noite, então deixava no tacho com a comidinha feita e para manter quentinha até à hora do almoço, este era embrulhado em cobertores e jornal, lembro-me bem.. Quando à hora do almoço nós destapávamos o tacho era um cheirinho tão bom, tão bom. Que saudades me deu por estes dias, então fiz.
Tive de adaptar a receita porque ao contrário de mim o meu marido não aprecia muito estes pratos, por isso acrescentei umas rodelinhas de salsicha que lhe deu aquele gosto ainda mais especial

INGREDIENTES

1 Lata das pequenas de feijão vermelho já cozido
Carne de vaca aos cubinhos para refogar
Tiras de entrecosto, cortado em pedaços
Bacon em fatias grossas
Chouriço de Carne
Salsichas às rodelas
Chouriço picante (pode substituir por morcela, nos é que não gostamos)
Couve branca em pedaços
Tomate Pelado
Cenouras às rodelas
Macarrão
Cebola picada
0,5 dl vinho branco
Louro em folha
2 dentes de alho fatiados
Azeite
1 caldo de galinha
sal e pimenta q.b.

PREPARAÇÃO

Comece por refogar a carne em cebola e alho picado com azeite e uma folha de louro.
Quando alourar regue com o vinho e um pouco do caldo da galinha.

Junte as restantes carnes em pedaços, o tomate pelado e deixe tudo cozinhar lentamente e vá acrescentando sempre com o caldo da galinha.
Verifique os temperos.
Quanto estiver meio cozido junte o feijão com a agua dele, as cenouras e a couve cortado em bocados.
Deixe cozinhar.
Antes de ficar tudo bem cozinhado junte o macarrão aos restantes ingredientes.
Rectifique os temperos, tape o tacho deixe apurar e Sirva

Bom Apetite



1 comentário:

  1. Olá,


    Esta é uma das comidinhas que eu digo que enche a alma e a barriga.
    Delicia!

    Bjinhos e Feliz Natal,


    Rita

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails