segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Caramelos de Chocolate e Amendoim

Este ano pedi ao Pai Natal os Livros da Nigella e como fui uma menina muito bem comportada recebi os 2 livros.

Não é segredo para ninguém que eu adoro as receitas dela, o que muita gente chama de exagerada até com um quê de “Pornografia”, dado os sons e as chamadas “lambidelas” com os dedos nos seus cozinhados, sobretudo doces, é o que eu e muita gente faz em casa, só que “parece mal” até dizer. Isso só mostra toda a paixão que a mesma dá ao que faz.
Eu adoro e talvez tenha sido esse mesmo à-vontade da parte dela, simples, sem muitas niquices que me deixou desde o primeiro momento com água na boca, doida por provar tudo o que ela faz. Um simples prato, a Nigella faz parecer o maior banquete de sempre, pratos que eu recuso-me a comer, como marisco que simplesmente me repugna só de olhar, com a forma de cozinhar dela, eu até nesses fico a salivar.

Perdoem-me algumas leitoras que são até criticas desta Srª da arte de cozinhar , mas de facto na minha modesta opinião a Nigella tem o Sucesso que tem. devido também, à sua espontaneidade de se parecer por vezes uma miúda que lambe a colher, ou os dedos daquele doce fantástico, antes de ele ir ao forno.

Pois eu adoro e em nada me parece exagerado, nem muito menos um pecado…

mmmmmmmhhhhhhhhhhhhhhnnnn…



Mas não é de todo por isso que cá estou..
Venho deixar aqui uma receita dela, que mesmo antes de ter o livro, já a tinha escrita no meu caderdinho de receitas.

Estes Caramelos de Chocolate e Amendoim, serviram-me para colocar nos Cabazes, quase como uma guloseima.

A receita original não leva amendoim mas sim pistácios mas só de me lembrar, ter de tirar a casca, bem, não aguentava, era um para o doce, 3 para a boca..

E como o que não tem remédio, arremediado está, deixo aqui esta verdadeira delicia, de se lamber os dedos, que pode acompanhar um belo café ao fim do seu jantar com amigos.

INGREDIENTES

400gr de chocolate negro de boa qualidade
1 Lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga ou 30g
150g de Pistácio, ou nozes, ou amendoim, o que quiser juntar
1 forma de alumínio (daquelas que vem quando vamos ao take away) cerca de 23 cm


PREPARAÇÃO

Numa panela ao lume em banho-maria deitamos, o chocolate a derreter.

À parte numa frigideira directamente ao lume junte a manteiga, o leite condensado e envolva os mesmos para se misturarem.

Entretanto vá partindo os amendoins em pequenos pedaços, pode usar a técnica do saco de congelar. Coloque os amendoins no saco e bata com rolo da massa, até ficarem partidos em bocados, grandes e pequenos.

Adicione os amendoins ao creme de manteiga e leite condensado, junte o chocolate e mexa muito bem, para tudo ficar bem misturado.

Verta tudo para a forma de alumínio, alise a superfície com a ajuda da espátula. Tape e leve ao frigorífico

Estando Pronto tire do frigorífico, com a faca, faça linhas da vertical e horizontal de forma a ter cerca de 60 quadrados.

Corte com esses formatos, pode servir de imediato, ou guardar no frigorífico para mais tarde.

Bom apetite



1 comentário:

  1. Olá Marcia,

    Também sou uma Nigellaólica. tenho 5 livros dela sendo 2 em portugues e o resto em ingles. o que não me incomoda nada.
    O facto de ela ser sem maneiras ou despropositada a mim até me dá graça pois acho que a torna genuina e não é só para ficar bem. Cozinhar não é um acto limpo e singelo, pois por vezes sujamos e entornamos coisas e até lambemos os dedos. Não somos menos por isso e tb não somos uma desgraça se não cozinhamos como os chefs pipis cheios de etiqueta.

    Bem aparte disto, estes caramelos sao divinais e agora aceitava um pacotinho desses.

    bjokinhas,


    Rita

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails