quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Bolachinha da Marcinha - a minha receita

Marcinha

São óptimas, ora não fossem minhas, ihih

Bem, agora a sério, são mesmo muito boas e simples de se fazer.

Num dos sábados, cá por casa, em que o meu trabalho estava totalmente calmo, coloquei mãos à massa e resolvi, inventar, e lembro-me ter pensado cá com os meus botões, “se sair asneira, não está cá ninguém para ver”
Mas não saiu, muito pelo contrário, ficaram óptimas, e destas, tenho agora sempre, até que a mesma massa e posso fazer muitas coisas, como bolachinhas simples, de alfarroba, com pepitas de chocolate..




Não tenho crianças, pois se tivesse estas eram ideais para os amiguinhos, convidados de uma festinha de aniversário de um filho meu levar para casa, como um presentinho, lembrança desse dia..

INGREDIENTES
110gr de Manteiga (não é vaqueiro)
2 chávenas de farinha com fermento
5 Colheres de Sopa de açúcar rasas
1 Colher de chã de aroma de Baunilha

Para fazer bolachas diversificadas..
Chocolate, cortado em pedacinhos
Alfarroba em farinha..

PREPARAÇÃO

Comece por amolecer a manteiga, junte a farinha e envolva bem, o açúcar e por ultimo a baunilha., bata tudo muito bem na batedeira
Se quiser fazer bolachas com outros sabores, divida a massa em 3
Uma será normal
Outra, junto a farinha de alfarroba, tipo 1 Colher de Sopa, chega
E por último a 3 parte da massa, junte o chocolate picadinho

Mexa tudo e com as mãos faça pequenas bolinhas, ou tubinhos
Leve ao forno num tabuleiro forrado com prata a 200º cerca de 15 minutos..

BOM APETITE


Estas bolachinhas são invenrsão minha. Por isso rotulei-as com o nome da Bolachinha da Marcinha

Salsichas Agridoces para entrada




Ora, mais uma jantar das Tourinhas e desta vez resolvi levar uma entradinha, que é um sonho, em nada trabalhoso e com a garantia que corre sempre bem, pelo é o diz a Nigella em "Na cozinha da Nigella” e eu acreditei.


Salsichas Cocktail
Posso dizer-vos que são muito boas, é uma mistura de doce e salgado.. faz-me lembrar um Molho que a Macdonald’s tem, não me recordo do nome, mas é escuro e tem um saber tipo Agridoce..
Estas Salsichas tem um trago desse sabor, e não é, que é mesmo muito bom?

INGREDIENTES
2 Latas de Salsichas mini
2 Colheres de sopa de óleo Sésamo
Eu não tinha, por isso, inventei, coloquei 1 de óleo normal e a colher foi manteiga liquida da Vaqueiro.
125ml de mel, mais ou menos, a olho
2 Colheres de sopa de molho de soja.

PREPARAÇÃO
Comece por aquecer o forno a 220º
Assim este aquece enquanto prepara,

Num pirex pronto a ir ao forno, misture os ingredientes todos e junte as salsichas
envolva muito bem, para elas ficarem bem revestidas

Leve ao forno, cerva de 30 minutos, vá mexendo de vez em quando para que elas ao assarem ficarem com o molho

BOM APETITE!!!

Almendrados - Simples e Faceis de se fazer




Em tempos fiz estas bolachinhas, que foi para o marido levar com ele para o trabalho.

Sabem os Almendrados, pois bem, estas são uma versão mais simples e rápida de se fazer, e com aquele sabor delicioso

AMEI.. agora não compro bolachas no super, faço-as eu e ainda tenho para levar para alguém no fim de semana.

Cá vai..


INGREDIENTES
200gr de Amêndoa moída
200gr de Açúcar,
(eu coloquei cerca de 80, 90gr e posso dizer que chega perfeitamente)
2 Claras de ovo
Amêndoas, inteiras, ou meias, para decorar

PREPARAÇÃO
Já batedeira, junte os ingredientes todos

Forre a grelha do forno com papel de alumínio, ou prata, se assim lhe quiser chamar.

Faça pequenas bolas, o que é difícil, por isso eu coloco colheres rasas de sobremesa deste preparado na prata, devidamente espaçadas, entre si para não, se unirem durante a cozedura.
Em cima de cada montinho coloque, uma amêndoa inteira, ou meia, o que tiver.
Leve ao forno, já pré aquecido a uma temperatura de 200º cerca de 10 minutos.

Mal comece a ganhar cor, tire-as foras, elas endurecem, cá fora.

Bom apetite

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Bolachas de Manteiga recheadas



Bem sei que prometi ter mais tempo para o meu blogue agora em Janeiro mas tem sido difícil. Com tanta coisa na mesa para se fazer, tempo esse cá em casa nem comprado.
Finalmente terminou por hoje o meu trabalho, só falta ir às compras para a parte de escritório e daqui a pouco já sai-o mas enquanto isso vim cá deixar umas fotos de umas bolachas que ficaram fantásticas que fiz pela semana de Natal..

A Receita já a cá deixei, Bolachas de Manteiga, só que desta vez resolvi deixar estas ainda melhores do que já verdadeiramente são, recheei com compota de maça e canela.


Bem só vos digo, se não foram as melhores bolachas que comi até hoje andaram por lá perto..

Caloricooooo ahhh sim e muito!! Mas foi no Natal, porque agora a Marcinha pia fino..



DIGAM-ME LÁ SE NÃO SÃO UMA PERDIÇÃO???

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Galette de Maças




Ainda para a Festa de Ano Novo fiz esta Gelette de Maças
Não leva açúcar, propriamente dito, leva doce de pêra com canela..
A esta concedo-lhe com grande mérito, o prémio de tarte rápida, boa e bonita

Ficou 5 estrelas.

INGREDIENTES
Embalagem de massa folhada fresca, comprei a minha no modelo
3 maças
2 Colheres de sopa de doce de pêra com canela, pode usar um outro a seu gosto ou mesmo uma geleia ou compota
1 Embalagem de Natas das pequenas
Canela em pó.

PREPARAÇÃO
Comece por ligar o forno para 220º
Estenda a massa folhada na tarteira, juntamente com o papel vegetal que vem acompanhar, assim nem precisa de colocar manteiga a forrar.
À massa folhada, faça o rebordo da massa, com a ajuda de uma faca

Parta as maças em gomos mais ou menos finos.
Disponha os gomos da maça levemente uns em cima dos outros na tarteira

Numa taça à parte faça a mistura, doce de pêra com canela com o pacote das natas, mexa tudo de forma a ficar bem envolvido.

Regue com esta cobertura as maças. Leve ao forno por cerca de 15 20 minutos.

Bom Apetite

Queques de Bananas e Chocolate

Este ano na vespera de Ano Novo tive um ajudante de peso para fazer alguns dos meus docinhos.
O meu pequenino esteve comigo e ajudou a tia a preparar algumas coisas boas para a Festa de Ano Novo.

E eu toda babada a dizer isto… eh ehe eh




A novidade este ano foi para estes Queques de Banana e Chocolate



Eles num ápice foram raptados por bocas gulosas.



Esta receita serve perfeitamente para aproveitar aquelas bananas que já ninguém quer, estão maduras e a não ser para bolinhos ou batidos já não servem para nada.

No meu caso, eu andei no supermercado à procura de bananas bem maduras, dado que aqui em casa, ninguém aprecia bananas.

A receita original é do livro (Na cozinha com Nigella), leva caramelo, eu decidi substituir o caramelo por chocolate, apenas por preferências de gostos. Posso dizer que não me arrependo nadinha, ficaram mais do que óptimos.



INGREDIENTES

3 bananas maduras, optei pelas nossas, da Madeira, que são as melhores.
125 ml de óleo vegetal
ou
90 ml de óleo, +20gr de manteiga e 3 colheres de chã de leite (ideia minha, que veio na falha de óleo)
2 ovos inteiros
250g de farinha
100g de açúcar em pó, mas se não tiver pode usar do normal, como eu fiz.
½ colher de chã de bicarbonato de sódio
1 colher de chã de fermento me pó
150g de pedaços de chocolate, ou caramelo.

PREPARAÇÃO

Comece por ligar o forno a 200º, forre o tabuleiro com forminhas e coloque dentro destas as forminhas em papel.

Prepare a massa para queques.

Esmague muito bem as bananas e reserve
Numa taça, à parte, junte os ovos ao óleo, mexa bem,
Em uma outra taça junte a farinha, o bicarbonato de sódio, fermento, mexa bem, junte este preparado á mistura de ovos com óleo e em seguida as bananas esmagadas.
Envolva tudo, junte pedaços médios de chocolate ou caramelo, mexa tudo e com a ajuda de uma colher coloque uma colherada em cada forminha.

Leve ao forno por 20, 25 minutos

DICA, esta receita é para 12 queques, contudo a mim deu-me para quase 20..



Bom Apetite!

Caramelos de Chocolate e Amendoim

Este ano pedi ao Pai Natal os Livros da Nigella e como fui uma menina muito bem comportada recebi os 2 livros.

Não é segredo para ninguém que eu adoro as receitas dela, o que muita gente chama de exagerada até com um quê de “Pornografia”, dado os sons e as chamadas “lambidelas” com os dedos nos seus cozinhados, sobretudo doces, é o que eu e muita gente faz em casa, só que “parece mal” até dizer. Isso só mostra toda a paixão que a mesma dá ao que faz.
Eu adoro e talvez tenha sido esse mesmo à-vontade da parte dela, simples, sem muitas niquices que me deixou desde o primeiro momento com água na boca, doida por provar tudo o que ela faz. Um simples prato, a Nigella faz parecer o maior banquete de sempre, pratos que eu recuso-me a comer, como marisco que simplesmente me repugna só de olhar, com a forma de cozinhar dela, eu até nesses fico a salivar.

Perdoem-me algumas leitoras que são até criticas desta Srª da arte de cozinhar , mas de facto na minha modesta opinião a Nigella tem o Sucesso que tem. devido também, à sua espontaneidade de se parecer por vezes uma miúda que lambe a colher, ou os dedos daquele doce fantástico, antes de ele ir ao forno.

Pois eu adoro e em nada me parece exagerado, nem muito menos um pecado…

mmmmmmmhhhhhhhhhhhhhhnnnn…



Mas não é de todo por isso que cá estou..
Venho deixar aqui uma receita dela, que mesmo antes de ter o livro, já a tinha escrita no meu caderdinho de receitas.

Estes Caramelos de Chocolate e Amendoim, serviram-me para colocar nos Cabazes, quase como uma guloseima.

A receita original não leva amendoim mas sim pistácios mas só de me lembrar, ter de tirar a casca, bem, não aguentava, era um para o doce, 3 para a boca..

E como o que não tem remédio, arremediado está, deixo aqui esta verdadeira delicia, de se lamber os dedos, que pode acompanhar um belo café ao fim do seu jantar com amigos.

INGREDIENTES

400gr de chocolate negro de boa qualidade
1 Lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga ou 30g
150g de Pistácio, ou nozes, ou amendoim, o que quiser juntar
1 forma de alumínio (daquelas que vem quando vamos ao take away) cerca de 23 cm


PREPARAÇÃO

Numa panela ao lume em banho-maria deitamos, o chocolate a derreter.

À parte numa frigideira directamente ao lume junte a manteiga, o leite condensado e envolva os mesmos para se misturarem.

Entretanto vá partindo os amendoins em pequenos pedaços, pode usar a técnica do saco de congelar. Coloque os amendoins no saco e bata com rolo da massa, até ficarem partidos em bocados, grandes e pequenos.

Adicione os amendoins ao creme de manteiga e leite condensado, junte o chocolate e mexa muito bem, para tudo ficar bem misturado.

Verta tudo para a forma de alumínio, alise a superfície com a ajuda da espátula. Tape e leve ao frigorífico

Estando Pronto tire do frigorífico, com a faca, faça linhas da vertical e horizontal de forma a ter cerca de 60 quadrados.

Corte com esses formatos, pode servir de imediato, ou guardar no frigorífico para mais tarde.

Bom apetite



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails