segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Queques de Bananas e Chocolate

Este ano na vespera de Ano Novo tive um ajudante de peso para fazer alguns dos meus docinhos.
O meu pequenino esteve comigo e ajudou a tia a preparar algumas coisas boas para a Festa de Ano Novo.

E eu toda babada a dizer isto… eh ehe eh




A novidade este ano foi para estes Queques de Banana e Chocolate



Eles num ápice foram raptados por bocas gulosas.



Esta receita serve perfeitamente para aproveitar aquelas bananas que já ninguém quer, estão maduras e a não ser para bolinhos ou batidos já não servem para nada.

No meu caso, eu andei no supermercado à procura de bananas bem maduras, dado que aqui em casa, ninguém aprecia bananas.

A receita original é do livro (Na cozinha com Nigella), leva caramelo, eu decidi substituir o caramelo por chocolate, apenas por preferências de gostos. Posso dizer que não me arrependo nadinha, ficaram mais do que óptimos.



INGREDIENTES

3 bananas maduras, optei pelas nossas, da Madeira, que são as melhores.
125 ml de óleo vegetal
ou
90 ml de óleo, +20gr de manteiga e 3 colheres de chã de leite (ideia minha, que veio na falha de óleo)
2 ovos inteiros
250g de farinha
100g de açúcar em pó, mas se não tiver pode usar do normal, como eu fiz.
½ colher de chã de bicarbonato de sódio
1 colher de chã de fermento me pó
150g de pedaços de chocolate, ou caramelo.

PREPARAÇÃO

Comece por ligar o forno a 200º, forre o tabuleiro com forminhas e coloque dentro destas as forminhas em papel.

Prepare a massa para queques.

Esmague muito bem as bananas e reserve
Numa taça, à parte, junte os ovos ao óleo, mexa bem,
Em uma outra taça junte a farinha, o bicarbonato de sódio, fermento, mexa bem, junte este preparado á mistura de ovos com óleo e em seguida as bananas esmagadas.
Envolva tudo, junte pedaços médios de chocolate ou caramelo, mexa tudo e com a ajuda de uma colher coloque uma colherada em cada forminha.

Leve ao forno por 20, 25 minutos

DICA, esta receita é para 12 queques, contudo a mim deu-me para quase 20..



Bom Apetite!

Caramelos de Chocolate e Amendoim

Este ano pedi ao Pai Natal os Livros da Nigella e como fui uma menina muito bem comportada recebi os 2 livros.

Não é segredo para ninguém que eu adoro as receitas dela, o que muita gente chama de exagerada até com um quê de “Pornografia”, dado os sons e as chamadas “lambidelas” com os dedos nos seus cozinhados, sobretudo doces, é o que eu e muita gente faz em casa, só que “parece mal” até dizer. Isso só mostra toda a paixão que a mesma dá ao que faz.
Eu adoro e talvez tenha sido esse mesmo à-vontade da parte dela, simples, sem muitas niquices que me deixou desde o primeiro momento com água na boca, doida por provar tudo o que ela faz. Um simples prato, a Nigella faz parecer o maior banquete de sempre, pratos que eu recuso-me a comer, como marisco que simplesmente me repugna só de olhar, com a forma de cozinhar dela, eu até nesses fico a salivar.

Perdoem-me algumas leitoras que são até criticas desta Srª da arte de cozinhar , mas de facto na minha modesta opinião a Nigella tem o Sucesso que tem. devido também, à sua espontaneidade de se parecer por vezes uma miúda que lambe a colher, ou os dedos daquele doce fantástico, antes de ele ir ao forno.

Pois eu adoro e em nada me parece exagerado, nem muito menos um pecado…

mmmmmmmhhhhhhhhhhhhhhnnnn…



Mas não é de todo por isso que cá estou..
Venho deixar aqui uma receita dela, que mesmo antes de ter o livro, já a tinha escrita no meu caderdinho de receitas.

Estes Caramelos de Chocolate e Amendoim, serviram-me para colocar nos Cabazes, quase como uma guloseima.

A receita original não leva amendoim mas sim pistácios mas só de me lembrar, ter de tirar a casca, bem, não aguentava, era um para o doce, 3 para a boca..

E como o que não tem remédio, arremediado está, deixo aqui esta verdadeira delicia, de se lamber os dedos, que pode acompanhar um belo café ao fim do seu jantar com amigos.

INGREDIENTES

400gr de chocolate negro de boa qualidade
1 Lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga ou 30g
150g de Pistácio, ou nozes, ou amendoim, o que quiser juntar
1 forma de alumínio (daquelas que vem quando vamos ao take away) cerca de 23 cm


PREPARAÇÃO

Numa panela ao lume em banho-maria deitamos, o chocolate a derreter.

À parte numa frigideira directamente ao lume junte a manteiga, o leite condensado e envolva os mesmos para se misturarem.

Entretanto vá partindo os amendoins em pequenos pedaços, pode usar a técnica do saco de congelar. Coloque os amendoins no saco e bata com rolo da massa, até ficarem partidos em bocados, grandes e pequenos.

Adicione os amendoins ao creme de manteiga e leite condensado, junte o chocolate e mexa muito bem, para tudo ficar bem misturado.

Verta tudo para a forma de alumínio, alise a superfície com a ajuda da espátula. Tape e leve ao frigorífico

Estando Pronto tire do frigorífico, com a faca, faça linhas da vertical e horizontal de forma a ter cerca de 60 quadrados.

Corte com esses formatos, pode servir de imediato, ou guardar no frigorífico para mais tarde.

Bom apetite



domingo, 2 de janeiro de 2011

Cabazes de Natal para dar como prendinhas

E porque ainda estamos em época de Festas de Natal, deixo aqui fotos da minha Arvore de Natal.

Este ano, decorei de forma diferente, coloquei o que para mim faz mais sentido no Natal, DESABROCHAR DE SENTIMENTOS E DESEJOS BONS como PAZ, HARMONIA, AMOR, e claro não podia esquecer a NEVE,o FRIO que tanto adoro.. e o ACONCHEGO DO MEU LAR que Amo muito..
Por isso coloquei pombas, em vez das habituais bolas para simbolizar a Paz, amor. As Flores para o desabrochar de sentimentos e desejos bons e Flocos de Neve para lembrar o frio gostoso que faz nesta altura do ano..

Eu achei que ficou um mimo e em nada caro..





Este ano, optei por fazer cabazes de Natal para dar.



Eu sei que não é uma ideia nada original, mas é dado com mais sentimento,
uma vez que no meu cabaz, tudo foi feito por mim, até as etiquetas, que ficaram muito giras.

Doce de Morango e Amoras,
Aqui, a lateração que fiz foi juntar aos morangos amoras...




Doce de Pêra e Canela
Aqui a alteração é que em vez de maças, foram peras..






Espetos de Bolachas de Manteiga e glace



Caramelos de Chocolate e Amendoim..




Tudo muito simples, comprei as cestinhas, os frasquinhos do IKEA, retalho de tecido com motivos de Natal e pano vermelho brilhante onde saíram as fitas para adornar os frasquinhos.
A Fruta, comprei num dos fins de semana prolongados para o Minho que eu e o meu marido fomos..

O Resultado é este…

ADOREI!!!
Ficaram divinais na minha arvore..



terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Feliz Ano 2011




Embora o Natal já tenha passado mas continuo por fé a dizer “que o Natal é quando um Homem QUISER” DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL

Fazendo um balanço do ano 2010, este foi um ano rodeado de muitas coisas boas e algumas menos boas. Tive uma das maiores alegrias que poderia ter e tive uma tristeza muito grande que me abalou muito que pensei que que só acontecesse em pesadelos ..

Contudo, posso ainda dizer que termino o ano com um sorriso, tenho esperança de voltar a ter uma grande alegria Além do mais, temos de ver sempre as coisas positivas da vida, tenho tido muito sucesso, o que me envaidece muito com o meu Blog que está a crescer a passos bem largos, onde publiquei cerca de 105 receitas o que me deixa muito feliz, dado que me divirto imenso por cá. Comecei a estar a atenta a alguns Cozinheiros que adoro, o Caso da Mafalda, Nigella. Aqui, criei novos amigos onde a partilha de opinioes de experiencias culinárias, tornaram-me numa pessoa bem mais rica e docinha.
A nível profissional, este foi um ano muito bom com muito trabalho, Graças a Deus.

Entretanto engordei um bocadito, foi tudo culpa de muita ansiedade e muitos nervos, nada que não consiga recuperar assim que me sentir preparada para tal.

O ano 2010, veio dar-me um presente especial amigas de tantos anos e que agora que passei por momentos mais complicaditos, estiveram presentes, deram-me a mão e tornaram-se amigas do meu coração, o que chamo verdadeiras amigas.

Espero que o Ano 2011 seja um ano muito especial, cheio de planos e sonhos concretizados.

Muita Saúde, Muito Amor, Muita Paz, Muita Compreensão, Muito Trabalho e espero manter-me rodeada de pessoas que se facto me querem bem e são verdadeiramente amigas.

Peço uma coisa de cada vez e a minha prioridade vai em concluir o que comecei em 2010, tudo o resto que venha a seu tempo.

Desejo a todas que passam por cá para visitar e saber noticias do meu Blog, um Beijinho muito especial e um Desejo Sincero que 2011 traga tudo de muito bom para si.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Cupcakes de Baunilha e Cobertura de Glace sabor a Limão





No passado dia 11 o Blog Cozinha da Márcia Tavares fez 1 aninho
Estivemos de Parabéns e por ser uma data importante, decidi fazer algo especial, como CUPCAKES

Em resumo, esta foi uma decisão acertada em criar este blog, fiz novas amizades, dei uso aquilo que sempre adorei fazer, cozinhar e assim posso dizer que hoje me tornei uma pessoa bem mais rica em conhecimento gastronómicos..

Aqui e ali, fui buscando uma receita, dei por vezes toques meus e posso dizer que me diverti muito com tudo isto, com amigos, como o meu maridinho e mesmo sozinha dei por mim a rir de muitas experiências, boas e menos boas que tive na minha cozinha neste ano.

Pois bem, foi a minha estreia neste tipo de culinária apetecível aos olhos de qualquer um e que em muito está na MODA.

Ficaram muito fofinhos, parecia algodão na boca, e ficaram muito lindos.

Fez-me lembrar aqueles filmes antigos, que mostravam as pastelarias chiques finas e antigas na América.
ADOREI!!!

E afinal, não é assim tão complicado de fazer cupcakes, é preciso ter paciência e gosto..

Agora é ter um pouquinho de mais imaginação, fazer vários e convidar as amigas para um chã e cupcakes, de preferência que tragam a língua para falarmos muitoooo…


INGREDIENTES
125 gr Manteiga Amolecida
125 gr de Açúcar
125 gr Farinha
4 ovos Inteiros
1 colher de chã de fermento
meio colher de chã de bicarbonato de sódio
2 colheres de chã de Baunilha
2 Colheres de leite
Forminhas em papel
Cerejas em Calda

PREPARAÇÃO
Na Misturadora junte a manteiga, açúcar, farinha, ovos, fermento, bicarbonato, baunilha e mexa tudo
Junte duas colheres de leite e mexa novamente.

Coloque 1 Colher de sopa em cada forminha mais nada…
Leve ao Forno 15 a 20 minutos a 200º


Cobertura – INGREDIENTES
350g de Açúcar em pó
2 Claras de Ovo
Sumo de limão


PREPARAÇÃO
Junte o açúcar e as 2 claras de ovo, bata tudo por cerca de 5 minutos
Acrescente com sumo de limão, ficará mais branco ainda e com um sab0r a limão
Bata por mais 2 minutos

DECORAÇÃO

Com uma colher de chã ou de sopa, barre os queques já quando os mesmos estiverem frios.
Comece por cima e vá acrescentado dos lados.

No topo coloque meia cereja em calda e estão prontos a serem servidos

BOM APETITE







Bolo de Lima, Limão e Chantilly

Este bolo, foi para uma amiga muito querida e especial, de quem eu gosto muito.
É mesmo como ela diz, “as nossas vidas tinham mesmo que se cruzar!”


~

Prometo que deixo cá a receita um dia destes...

Nuggets no forno com Massa à Italiana



Esta receita vai ficar para o meu TOP 10 de receitas simples e deliciosas.
É claro que não poderia deixar de dizer que aqui à dedo da Nigella, como não poderia deixar de ser

NUGGETS

INGREDIENTES
1 embalagem de bifes de frango para fazer strogonof
2/3 Iogurtes Naturais (substitui o chamado leitelho)
300g Biscoitos salgados quase triturados – aconselho aqueles salgado tipo peixinhos…
sumo de Limão
Sal refinado, alho em pó e pimenta q.b

PREPARAÇÃO

Despeje os iogurtes para um recipiente fundo, tempere o mesmo com sumo de limão, alho em pó, sal e pimenta
Coloque os bifinhos de frango e reserve pelo menos 1h

À parte, coloque cerca de 300gr de biscoitos salgados numa saca limpa e com a ajuda do rolo da massa parta os mesmos, quase que triturando.

Entretanto ligue o forno a 220º, prepare o tabuleiro deste, forrando-o com papel vegetal.

Assim que estiver pronto, coloque os bifinhos vindos do iogurte, passados em biscoitos triturados, coloque com cuidado no tabuleiro, um a um.

Leve ao forno por cerca de 20 minutos.









Massa à Italiana

INGREDIENTES
Massa, eu optei por lacinhos, pode escolher outra da sua preferencia
750 gr de vários cogumelos carnudos
75 de manteiga
1 colher de sopa de azeite
Tomilho fresco picado
3 dentes de alho esmagados
salsa picada, uma mão cheia
Bacon cortado fininho
125 ml Xerez Amontilado, se não tiver pode colocar vinho do porto ou Favaios



( Para o Molho Bechamel)
175 gr de manteiga
140 gr de farinha de trigo
2 litros de leite
sal e noz moscada q.b
sal e noz moscada q.b

PREPARAÇÃO
Comece por cozer a massa e reserve também a água da cozedura desta
Num tacho junte com 75g de manteiga e 1 colher de azeite, 3 dentes de alho esmagados, salsa, tomilho, bacon, cogumelos, deixe refogar tudo.
Deixe cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando

Acrescente com um pouco de água da cozedura da massa e 125 ml de Xerez, eu usei favaios. Deixe cozinhar destapado para o sumo evaporar um pouco.

À parte,
num tacho ao lume brando, faça o bechamel
175 gr de manteiga
140g de farinha
Mexemos tudo com a vara de arames.
retire do lume e adicione o leite aos poucos consoante vai precisando, mexendo sempre, sempre.
Coloque novamente ao lume 10 minutos mexendo em lume brando ver o sal se está bom.. temprar com noz moscada a gosto



Se for como a mim, sobrou mesmo muito, divido em caixinhas e congelei, para uma proxima vez..

Numa assadeira junte a massa, o molho e o preparado dos cogumelos, envolva tudo
Está pronto,

Bom Apetite







NOTA: se preferir pode levar esta massa misturada com o molho e o preparado dos cogumelos ao forno polvilhada com queijo parmesão, cerca de 50g, por 40 minutos a 200gr

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails