domingo, 5 de setembro de 2010

Brigadeiros

Esta receita dedico inteiramente aos mais gulosos e grandes amantes do chocolate como eu.

Quando era solteira e estava em casa dos meus pais, eu não tinha Internet, logo nunca consegui procurar muitas receitas para fazer e experimentar, apenas ficava-me pelas que a minha mãe tinha. A receita dos Brigadeiros eram um perfeito exemplo disso. Por vezes as receitas que havia nem sempre eram as melhores, pois não tinha muito por onde escolher em termos de receitas.
Então os brigadeiros, saiam que nem autênticos calhaus, acho que quem se atrevesse a come-los partia os dentes da frente..
Ontem, dia em fomos festejar o aniversário na nossa princesa Yara que fez 2 aninhos, achei giro, dado que havia mais crianças e também adultos que gostam de brigadeiros, fazer estes.
Procurei, procurei e lá encontrei esta receita num dos meus livrinhos…
Gostei muito, já está assinalado para a próxima vez

INGREDIENTES (para 2 pessoas)
1 Lata de leite Condensado
4 Colheres de sopa de Cacau
4 Colheres de sopa de Chocolate em pó
1 Colher de chã de manteiga (uso vaqueiro liquida)
Chocolate Granulado de varias cores, coco ralado para decorar
Óleo para untar as mãos


PREPARAÇÃO
1 deite o leite condensado, o cacau e o chocolate em pós num taxo e leve-o ao lume brando, mexa muito bem, junte a manteiga.
Mexa sempre, sempre com ajuda de uma colher de pau sem nunca parar até que o próprio doce faça o ponto de estrada.
2 Retire do lume, coloque num prato e leve ao congelador por certa de 30 minutos, se preferir leve-o ao frigorífico.
3 Deite os chocolate granulado de varias cores e coco ralado em taças separadas e da massa do doce faça bolinhas com as suas mãos untadas em óleo e passe-as pelas decorações.
De seguida leve uma vez mais ao congelador por cerca de mais 30 minutos e está pronto a ser servido!!

Ficaram bonitas não ficaram?


Bom Apetite


Bacalhau em Coco

FINALMENTE!!! Deixo aqui esta receita que simplesmente AMEI
Muito boa e em menos de uma hora já estamos à mesa a degusta-la.
Vejo no coco uma excelente alternativa às Natas..

INGREDIENTES (para 2 pessoas)
3 Boas postas de bacalhau demolhado
6 Batatas grandes
1 Cebola media Roxa
1 dl de Vinho Maduro tinto
1 Pacote de leite de Coco
1 Raminho de Salsa
4 Dentes de alho
Azeite
Sal, pimenta, noz moscada q.b


PREPARAÇÃO

Comece por cozer as batatas inteiras em água e sal, à parte coza o bacalhau com salsa mas não muito para que não se desfaça.
Cozidas as batatas, parta-as ao meio. Leve azeite com alhos inteiros esmagados ao lume e core as batatas, escorra as mesmas após este processo. Ao restante azeite faça um refogado de cebola bem cortada as meias luas e regue com vinho. Assim que ferver, junte o bacalhau já cozido e limpo de espinhas e peles em lascas.
Tempere a gosto com pimenta e noz moscada e salsa picadinha. Regue com o leite de coco e deixe cozer por 5 minutos.
Para servir, coloque as batatas num prato em volta e no centro coloque o bacalhau.
Decore com salsa picada e sirva

Bom Apetite







Mista de carnes Grelhadas com cebolada e Cogumelos frescos em Vinho do Porto

Tinha para aqui espalhado uns restinhos de carne, desde fêveras de porco, peru, frango.. tinha de fazer algumas coisas que desse para incluir estas 3 carninhas, foi então que decidi fazer um grelhado e juntar uma cebolada com vinho do Porto. O resultado foi muito bom..

Por isso Recomendo!!

INGREDIENTES
Varias carnes (sobras) peru, porco, frango
Sal e pimenta q.b
Salsa
4 Cabeças de alho
6 Cogumelos frescos cortados em 4
Cerca de 50ml de vinho do Porto ou Favaios
1 Cebola roxa


PREPARAÇÃO

Comecei por temperar a carne, com sal, pimenta, deixe de lado
Entretanto contei a cebola em finas rodelas e depois ao meio
Lavei os cogumelos. Cortei em finas rodelas os alhos.
Entretanto coloquei a grelhar a carne na sertã antiaderente.
Terminado, coloquei a cebola os cogumelos e o alho a grelhar com o vinho do porto mas não todo, pois ao grelhar este vai evaporando, deixei um pouco para quando a cebola e os cogumelos estivessem grelhados, juntar a carne e só aí colocar o resto do vinho do Porto a cozinhar em lume brando

Deixar apurar por 3 minutos, retirar do lume ainda com liquido e servir juntamente com puré de batata



NOTA: eu usei daquele puré espontâneo.. uma vez não é vez!!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Hambúrgueres de Legumes

Já agora na BOA ONDA de Apresentações
Tenho que vos dar a conhecer estes Hambúrgueres de legumes que já não dispenso das minhas habituais compras, o problema é que muitas vezes estão esgotados e outro problema é o preço, acho-os caros.. é cerca de 5€ um a caixa de 4



Contudo, quando os encontro trago logo duas e por vezes este é o meu almoço
São tão mas tão bons, não imaginam, é que não sabem nada a legumes, existem mais sabores aqui à mistura



Como na Republica Dominicana dizem “UM VERDADEIRO REGALLO”

Paes de Queijo - para entradinhas

Não Conhecem???



Então deixem-me que eu vos apresente.

Esta é uma entradinha 5 estrelas, já vem semi-pronta, é super barata, da para muita ou pouca quantidade, tem uma óptima apresentação e é DELICIOSA!!
Cá está ela..


Depois de se cozinhar FICA ASSIM!!


Gostamos tanto, que meu marido, aprontou-se a tratar do saco todo no mesmo dia…

Onde comprar? – Penso que em todos os Super e Hiper mas no meu caso comprei no Modelo que fica mesmo aqui ao pé no corredor das especiarias nas prateleiras junto ao chão.

Bifes de Frango com Pêra e Hortelã

Lembram-se, a semana passada tinha no Menu da Semana uma receita – Bifes de Frango com pêra grelhada e arroz branco.
Pois bem, eu adorei esta receita, é bem diferente dos tradicionais bifes de frango grelhados que muitas vezes parece a comida do hospital.
É claro que esta receita não é tão saudável mas de vez em quando, que mal faz?
Se andar-mos satisfeitas isso logo se nota nos nossos gestos e no nosso dia a dia.
Esta foi mais uma daquelas fantásticas 30 receitas em 30 minutos da Activa, fiz umas pequeninas alterações aos gostos daqui de casa, como por exemplo de vinho verde, passei para maduro,juntei uns legumes entre outras, bem não me arrependo!!

Façam-no e depois digam-me lá…

INGREDIENTES

4 Bifes de frango
Ervilhas e cenourinhas – daquelas saquetas do Continente, dos congelados já prontos a cozinhar
Sal, pimenta q.b
Farinha
4 Colheres de sopa de Azeite
1ou 2 Pêras grandes ainda meia verde, eu usei 2
1,5dl de vinho branco maduro
3 folhas de hortelã
Rapa de meio limão

PREPARAÇÃO

Tempere com sal e pimenta os bifes, passe por farinha e coloque na sertã já com azeite quente, doure os bifinhos dos dois lados.
Retire os bifes mas mantenha-os quentes.
Deixe o restante azeite na sertã e coloque as peras cortadas em fatias grossas. Quando estas ficarem com uma corzinha, regue com vinho e junte a hortelã bem bicadinha e a raspa do limão, junte os legumes e deixe apenas uns breves minutos a cozinhar
Deixe apurar por 5 minutos e junte a carne novamente, deixe ferver um pouquinho e sirva



Bom Apetite


Pequenos prazeres

O Natal, daqui a pouco já está aí à porta.. por todos os motivos e mais alguns, eu sou aquilo que se chama UM PLANO em execução, gosto de planear tudo, tomo notas daqui, ideias dali. Faço montes de orçamentos dos valores que posso dar em prendas mas no final das contas, o tombo é sempre enorme.
A verdade é que no Natal não deveriam ser dadas grandes prendas, lembranças SIM, até porque é um gesto de carinho para com aquele ou aquela pessoa que gostamos, é tipo “Eu lembrei de ti este Natal”
Desta forma e porque a vida não está fácil para ninguém, achei que este ano deveria criar as minhas lembranças de Natal.
Tirando os de casa, e os nossos pais e claros as nossas crianças, podemos oferecer algo com bom gosto e de forma mais económica, para se dar grandes prendas, temos os aniversários..
Porque não dar uso aquilo que mais tenho jeito e gosto de fazer?
Pois bem, este ano as minhas prendinhas já estão a ser tratadas, garanto que vão ser uma verdadeira doçura
Cá vai a ideia para quem quiser fazer igual
Compotas, doces, bolachinhas, biscoitos caseiros, porque não?
É no Natal que se vêem montes de cabazes, acho que fica uma ideia muito gira, fazer-mos o nosso mini cabaz completamente caseirinho para oferecer.
Além de ser uma ideia diferente, acaba por ser mais económica, dado que os cabazes podem ser oferecidos por casal, juntamente com uma garrafa de licor, ou um bom vinho ou uns bombons.
Podemos ainda decorar como motivos alusivos ao Natal
Eu já estou a tratar da saúde aos meus presentes, depois é só fazer uma listinha

Esta para já saiu uma maravilhosa Compota de Morango... Adoro!!
Vamos la ver se resisto até chegar o Natal








MMMhhhh.. que bonita Fotografia :)


Bem mas para quem achou esta uma verdadeira tenção cá vai a receita

INGREDIENTES

1Kg de Morangos
350gr de Açúcar amarelo
1 Casca de um limão inteiro (médio)
2 Colheres de sopa de Sumo de Limão

PREPARAÇÃO

Começe por lavar ainda inteiros os morangos em varias águas, depois retire a rama, corte-os ao meio.
Num tacho de tamanho médio coloque os morangos, açúcar, a casca de limão e o sumo, leve ao lume até ferver mas atenção, sempre em lume brando, vá mexendo de vez em quando.
Ainda demora um pouco até formar o ponto de estrada*.
Depois é só retirar a casca, encher os frasquinhos que devem estar devidamente esterilizados, colocar a tampa e deixar arrefecer naturalmente.
Assim que estiverem frios, coloque-os no frigorifico


Ponto de estrada é um nome quando colocamos um pouco (neste caso, de doce) num prato e passamos o dedo no meio e este fica dividido ao meio, tipo estrada..

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails