terça-feira, 24 de agosto de 2010

Saladinha Refrescante



Sem duvida a melhor salada que comi até hoje..

AMEI, pois é claro eu gosto de Caril e quem gostar esta salada Maravilhosa recomenda-se por completo
è saborosa, só tive pena de não ter feito o dobro.
Vai de certeza absoluta passar a fazer parte do menus da Semana.

Gostei de tudo, além de ser uma salada de muitos sabores, é super saudável, nada de maioneses e diferente…
Só tem um se não dá um pouquinho mais de trabalho do que normalmente as saladas dão, 30 minutos e Voilá!! Está prontinha a ser DEVORADA!!
Estou adorar as receitas dos livrinhos da Activa – 30 recitas em 30 minutos…

INGREDIENTES: (para 2 pessoas)
2 Bifes de Frango grossos e grandinhos
2 Colheres de Sopa de Vinho Maduro Branco(usei Porta da Ravessa)
1 Cebola pequenina
1 Cebola grande Roxa
1 Colher de Chá de Caril
200 gr de Feijão verde ou Vagem
8 Ovos de Codornizes
6 Tomates Cereja amarelos
6 Tomates Cereja Vermelhos
8 Cogumelos inteiros daqueles Brancos (frescos)
Sal e pimenta q.b.
Azeite e Vinagre Balsâmico a gosto.

PREPARAÇÃO:
Para um Pirex pique em graúdo a cebola, sal pimenta e o caril, coloque os bifes de frango, regue com vinho e leve ao forno cerca de 15 minutos.
Ainda no mesmo pirex que vai ao forno asse também a cebola roxa descascada e embrulhada em papel de alumínio.
Entretanto, coza o feijão verde, os ovos e os cogumelos inteiros em agua temperada com uma pitada de sal.
Escorra o feijão, corte aos pedaços enviesados, os ovos descasque-os e parta-os ao meio, por ultimo os cogumelos corte em quatro.
Numa saladeira, misture a carne cortada em tiras, o feijão, os ovos, os tomates em meias luas, os cogumelos partidos em quatro e a cebola roxa cozinha cortada em rodelas.
Regue tudo com azeite e vinagre balsâmico e misture delicadamente.
Pronto a ser servido

Bom Apetite

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atum com Molho de piripiri

Esta receita vi-a na revista 30 Receitas em 30 minutos..
Apelativo, não é?

De facto é simples e bastante rápido de se fazer.

INGREDIENTES:
5 dentes de alho
1Colher café piripiri liquido
Sal e pimenta Preta q.b.
3 Colheres de sopa de Azeite
Filetes de Atum (usei do congelado)
1 limão

PREPARAÇÃO
Coloque os dentes de alho, com casca, numa frigideira de ferro ou antiaderente e grelhe até que fiquem macios ao toque.
Assim que estiver esprema a polpa para uma tigela. Junte o piripiri, um pouco de sal e pimenta. Adicione 3 colheres de sopa de Azeite e misture bem.
Entretanto prepare os bifes, disponha os mesmos num prato e e barre com a marinada em cima feita, deixe repousar alguns minutos, 10, 15 minutos.
Grelhe os pedaços de atum sobre uma grelha untada com azeite cerca de 3 minutos de cada lado, sem assar e demasiado para não secar.
Sirva de imediato decorado com rodelas de limão





NOTA: pode acompanhar com salada, batata

Menu Semana - 23 a 29 Agosto



A semana passada, não fiz o prato que estava programado para 6ª feira à noite.. fomos jantar fora.
Precisava urgentemente arejar depois de um dia tão complicado de trabalho que me deixou com os pêlos todos em pé de nervos..
Bem, fomos a um restaurante de comida Indiana, bebi um Lassy Sweet que OPTIMO!!! Recomendo e comemos aquelas samosas deliciosas, claro como entradinhas e o Naan de queijo e alho… ai isto deixa-me logo com água na boca.
Sábado também estava programado de peru mas também saímos, fomos jantar a casa de uns amigos que gostamos muito, Andreia e o Marcos!
Deitamos super tarde.. E Domingo levantar a horas de ir buscar almoço?? Não deu.. comeu-se por aqui por casa o que tínhamos à mão já so ao fim do dia.

Como não fiz a Saladinha refrescante, na 6ª feira vou hoje fazer, as Febras ficam para outra altura.. não estragam, estão congeladas!

O MENU DO NOSSO JANTAR PARA ESTA SEMANA(23 a 29 de Agosto)SERÁ:

SOPA: Sopa de legumes)


2ªFEIRA – Salada Refrescante com ovos de Cordoniz e tirinhas Frango.

3ªFEIRA – Atum com salada de feijão frade e molho verde

4ªFEIRA– Bifes de frango com pêra grelhada e arroz branco

5ºFEIRA - Futebol

6ªFEIRA – Linguado Grelhado com batata cozida e legumes

SABADO – (Almoço) – Sardinha frita pequenina e arroz de feijão vermelho
SABADO – (jantar)- Misto de carnes grelhadas com vinho do Porto e Puré de cenoura, batata e ervilhas

DOMINGO – ??? (Take Way – Gosto Caseiro)

Boa Semana

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Filetes de Peixe - Com e sem Molho de Camarão






Esta a ver que nunca mais colocava aqui o prato principal do jantar cá em casa na passada 4ª feira.
Foi tão simples e estava formidável, Filetes de pescada (simples e outros com molho de camarão) com arroz de tomate

Para os Filetes de Peixe, usei aquelas saquetas de peixe congelado, uma de pescada e outra de peixe gato, conhecem? É óptimo, se não conhecem têm de experimentar, fica mais barato que o pescada chilena, é igualmente saboroso e branquinho.

Passemos à receita que é muito simples dos Filetes

INGREDIENTES
1- Embalagem de filetes de pescada ou filetes de peixe gato Congelada- 2- Limões
3- Ovos inteiros
Farinha
Óleo para fritar
Leite
3 Dentes de alho picados
Sal e pimenta noz-moscada q.b

PREPARAÇÃO
Eu ao contrário de muita gente começo por temperar o peixe bem cedo, se os filetes são para serem feitos à noite de manha já estou a tratar do assunto.
Numa travessa, coloco leite de forma que cubra na totalidade os filetes, quando estivem lá dentro.
Espremo Sumo de um bom limão, é preferível colocar 2 se for pouco sumo.
Junto alho picado, pimenta, sal, noz-moscada e mexo bem com a mão de forma os ingredientes dissolverem bem.
Por fim coloco o peixe, ao meio da manhã retiro o peixe, mexo o leite e provo para ver o sal.. volto a colocar o peixe lá em outra posições.
Para o fritar:
Coloco óleo ao lume numa frigideira, não esquecer colocar umas pedrinhas de sal grosso e 1 alho com casca para o óleo não saltar e não escurecer tão rápido.
À parte, bato os ovos com um garfo.
Tiro os filetes do leite, coloco-os num pano para enxaguar o leite em excesso, passo por farinha e ovo batido, deixo escorrer bem e colocamos a fritar. Assim que ganharem cor virar, o mesmo processo e retirar para uma travessa com papel de cozinha para escoar o excesso de óleo.

Molho para os Filetes:

INGREDIENTES:
Camarão já cozido de compra, há umas embalagens no Supermercado se não me engano da Pescanova que já vem descascados, foi até o que comprei, dá perfeitamente para 4 ,5 pessoas, afinal é só um molho.
Da embalagem reserve 6 ou 7 camarões inteiros para decorar
3 – Colheres de sopa de Maionese, uso da marca Heins, para mim é a melhor que temos.
1 – Colher de Sopa de Ketchup, também esta da Heinz

PREPARAÇÃO
Pegue nos Camarões, reserve logo o nº que precisa de Camarões inteiro para decorar, o resto corte em rodelinhas , com uma faca bem afiada
à Parte misture a maionese e o ketchup e junte o camarão picado.
Tente fazer isto pelo menos 1h antes do jantar.

Leve ao frigorífico até à hora de usar.
Depois é só colocar um colher em cima de cada filete, não exagere na quantidade, é só para dar uma graça e ter um saber extra, coloque ainda os camarões inteiros em cima do molho.

Bom Apetite!

Os filetes que não colocar o molho, coloque uma rodela de Limão

Menu Semana - 16 a 22 Agosto

A par de outros Blogs, achei piada fazer o Menu da semana, além de ser uma boa ideia, pois organizamos tudo, vemos o temos em casa e temos de despachar, acabamos por poupar algum dinheiro, pois é tudo bem mais controlado e sabemos logo com o que estamos a contar.

Não vou prometer levar isto sempre a cabo, mas tentarei sempre que puder aprensentar o Menu de refeições para a minha semana.

O Menu, que no meu caso será apenas para o jantar, dado que almoçar, só eu é que almoço em casa e passo bem com Leite, Iogurtes, fruta, salada ou mesmo sopa…
O Menu é muito simples, tirando dias especiais, como é o da próxima 3ª feira gosto de fazer coisas rápidas à semana, principalmente à 2ª feira que comemos e seguimos para o cinema, por isso o jantar de 2º feira é quase sempre as sobras do fim-de-semana.
Há 5ªF também não há jantar, é dia de Futebol, por isso umas sandes, fruta ou um copo de leite está a andar




O MENU DO NOSSO JANTAR PARA ESTA SEMANA(16 a 22 de Agosto)SERÁ:

SOPA: Sopa de Vagem ou Feijão Verde (para quem não conhece o termo Vagem)


2ªFEIRA – Rolo de Carne de porco, com recheio de queijo e fiambre(de compra)
Acompanhamento: Batatinhas assadas aromatizadas com salsa e alho e arroz malandro de cenoura e ervilhas.

3ªFEIRA – Lasanha de Bacalhau e Agriões

4ªFEIRA– Maruca cozinha com batatas e ovo

5ºFEIRA - Não há jantar

6ªFEIRA – Salada Refrescante com ovos de Cordoniz e tirinhas Frango

SABADO – (Almoço)– Bifes de Atum grelhados com molho de piripiri
SABADO – (jantar)- Peru dourado com molho de Iogurte

DOMINGO – ??? (Take Way – Gosto Caseiro)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Taça Cremosa

Ainda no jantar com a família do meu marido, fiz uma sobremesa que para minha surpresa resultou muitíssimo bem.

Há, não posso esquecer de dizer, o meu Nelson colaborou na confecção desta sobremesa.
Vi esta receita na Revista Segredos de Cozinha





INGREDIENTES
200 gr de biscoitos, usei bolachas com pepitas de chocolate marca continente
0,5 dl de água
180 gr de açúcar
250 gr de morangos congelados
PARA O CREME
1 lata de leite condensado
3 dl de leite meio gordo
1 colher de sobremesa de maisena
3 gemas
COBERTURA
2 claras
3 colheres de sopa de açúcar
2 dl de natas
DECORAÇÃO
2 colheres de sopa de coco ralado

PREPARAÇÃO
Coloque os biscoitos esmigalhados com as mãos, num recipiente tipo pirex. Leve ao lume a água com o açúcar e deixe ferver um minuto.
Junte os morangos e deixe cozinhar, por alguns minutos. Retire do lume, reserve um pouco para a decoração, deixe arrefecer e verta o preparado sobre os biscoitos esmigalhados.
Misture todos os ingredientes do creme e leve ao lume, até engrossar. Deixe-o arrefecer e vá mexendo, ocasionalmente.
Verta sobre o creme de morando, reserve.
Faça a cobertura: Levante as claras em castelo, adicione o açúcar e bata mais um pouco. À parte, bata as natas e envolva-as nas claras.
Verta o preparado sobre o creme. Decore com o molho de morango e polvilhe com coco ralado. Leve ao frigorífico.

NOTA (eu pessoalmente preferi levar ao congelador, fica tipo gelado)



Bom Apetite

Rissóis de Carne, Marisco e Mistos

Desde novinha que pedia à minha mãe para fazer Rissóis, mas esta dizia que dava muito trabalho e nunca fez por isso fui sempre alimentando o desejo de fazer mas ficava sempre com a ideia que iria ser uma carga de trabalho.
Na 6ª feira passada, tinha tudo adiantado e pensei, é hoje e comecei a fazer os Rissóis.
Não dá trabalho nenhum, achei o máximo andar ali a brincar com a massa.
No Total fiz 134 Rissóis, Carne, Camarão e Queijo com Fiambre
Distribui alguns pela minha mãe e pela minha sogrinha, o resto dá para dias especiais

INGREDIENTES
1 Chávena de água
1 Chávena de Leite
1 Colher de Sopa de Manteiga (usei vaqueiro liquido)
1 Casca de Limão
1 Folha de Louro
Sal q.b
1 Alho inteiro
2 Chávenas de Farinha

(as medidas em chávenas, variam consoante a quantidade, eu por exemplo usei no total 5 chávenas de cada. O importante é ser sempre a mesma quantidade)

PREPARAÇÃO (massa)
Num tacho ao lume, coloque a água, leite, manteiga, casca de limão, louro, o alho inteiro e o sal, deixamos ferver.
Após ferver, retiramos do lume e removemos o alho, o louro e a casca de limão.
Juntamos a farinha toda de uma vez, mexemos bem com uma ajuda da colher para a massa ir incorporando bem. Levamos ao lume brandinho, continuamos a mexer até que a massa comece a despegar do fundo do tacho.
Numa superfície limpa, polvilhe com farinha, e despeje a massa para lá ainda quente, amasse com as sua mãos a mesma de maneira que fique bem ligada e pronta a ser esticada com o rolo da massa.



INGREDIENTES (recheio de carne)
carne e chouriço picado, usei paio e bacon
cebola, alho e azeite para fazer o refogado
Vinho branco
polpa de tomate(uso Compal, aquele que é cebola e alho)
Sal e pimenta q.b.
Salsa picada
Bechamel (pouquinho)

PREPARAÇÃO (recheio de carne)
Fazemos o refogado em azeite com a cebola, alho picadinho,assim que estivar a ganhar cor colocamos um pouquinho apenas de agua, juntamos as carnes, temperamos com sal e pimenta e deixamos cozinhar lentamente em lume brando. Entretanto junte a polpa de tomate e vinho branco. Deixamos que esta fique quase cozinhada e quando a carne começar a ficar seca, colocamos somente um pouquinho de bechamel envolvemos bem, deixamos apenas so mais 5 minutos ao lume, desligamos e polvilhamos com salsa fresca.
Mexemos bem, depois é só usar a carne para o recheio dos rissóis.






INGREDIENTES (recheio de queijo e fiambre) cerca de 45 rissóis pequenos São os mais simples de se fazer.
150g de fiambre
150g de queijo

PREPARAÇÃO (recheio de queijo e fiambre)
Vá ao talho ou super mercado e peça fiambre e queijo cortado mais grosso, diga que é para rissóis, por norma já sabem como cortar o mesmo.
Em casa, corte os mesmos em quadrados e colocar para rechear.


INGREDIENTES (recheio de camarão e delicias do mar)
1 embalagem de miolo de camarão
cebola, alho e azeite para fazer o refogado
Farinha e água
1 embalagem de delicias do mar
Sal e pimenta q.b
Salsa para polvilhar


PREPARAÇÃO (recheio de camarão e delicias do mar)
Começamos por cozer o camarão em água com sal e pimenta, quando estiver cozido retiramos os mesmos da água mas guardamos a água para mais tarde.
Se o camarão for grandito, cortamos ao meio e as delicias em quadrados grandes,
À parte fazemos o refogado em azeite com a cebola, alho picadinho, assim que estivar a ganhar cor colocamos um pouquinho apenas de farinha, tipo a polvilhar, mexemos e depois juntamos as o camarão e as delicias do mar e usamos a água passada pelo coador que cozeu o camarão, não toda, só a necessária para ganhar consistência, tipo um molho bechamel. Polvilhar com salsa
Mexemos bem, depois é só usar o recheio para os rissóis.

E agora já prontinhos, claro so alguns... uma entradinha para o jantar com os meus sogros e uma tia e prima de França do meu Marido que estão cá

Ficaram BONS!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails