quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Conservar Queijos



Para quem gostar de queijos como nós cá em casa ADORAMOS:
Embrulhe os queijos duros como Cheddar ou o Parmesão, num pano de cozinha humedecido com cerveja. Coloque-os num recepiente hermeticamente fechado e guarde no frigorifico, até duas semanas
Aguentam tanto tempo sem os comer???

Picar Ervas Aromáticas



Obviamente quem tiver a possibilidade de colocar uns vazinhos das suas ervas aromáticas favoritas na varanda à janela e sempre que formos precisando,cortar o necessário. Esta é sem dúvida a Melhor Opção. Contudo nem todas as pessoas tem a disponibilidade para cuidar delas, é aí que entra a minha Dica
Não perca tempo a picar ervas aromáticas com uma faca. Torne esta operação mais prática e rápida, utilizando uma tesoura. Assim, corte as ervas como se estivesse a cortar tirinhas de papel

Bolos Fofos



Para Trabalhar melhor a massa, peneire sempre a farinha, o fermento e o açucar, de forma a torná-los mais leves e a eliminar pequenos torrões. Para além disso, não se esqueça de retirar a margarina e os ovos do frigorifico com antecedencia.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Arroz de Tomate



Nem sei o porquê de estar a colocar aqui esta receita, a verdade é que acredito que todas as pessoas saibam fazer este arroz, embora cada uma à sua maneira. Talvez porque este arroz é cá muito apreciado e por norma até me calha muito bem, embora não seja nenhuma especialidade resolvi vir cá apostar esta receita de arroz de tomate que é a forma que eu costumo fazer.
Este arroz vai bem com sardinhas pequeninas, pataniscas, panados ou simplesmente fêveras de peru que foi para que este me serviu

INGREDIENTES
3 Dentes de Alho grandes bem picadinhos
Meia cebola bem picadinha
Azeite, sal q.b.
Arroz carolino
3 Tomates chucha grandes
1 Pacote de Polpa de Tomate

PREPARAÇÃO
Para fazer o arroz, eu faço um estrugido, com cebola e alho muito bem picadinho e onde deixo refogar em azeite, basta deixar uma cor que coloco um pouco de água, junto 2 tomates sem pele e a polpa de tomate, deixo tudo cozinhar.
Assim que o tomate estiver meio desfeito, passo com a varinha entretanto, coloco o ultimo tomate em pedaços pequenos. Acrescento com mais água, junto o arroz, mexemos muito bem, colocamos sal, se quiser pode juntar mais alho e deixamos o arroz cozinhar em lume brando.
Assim que o arroz estiver no ponto, é só desligar e servir de imediato


DICA: se gostar pode juntar à base do arroz, bacon cortado em bocadinhos, fica muito bom.
Bom Apetite!!

Sopa de Legumes com Natas



O meu Nelsinho, (meu marido) não dispensa a sopa mesmo no verão mas reclama sempre com as minhas sopas, diz ele “sabe muito a verde” isto porque coloco muito legume ao invés de colocar muita batata, arroz, pevide, feijão, e NATASSSSS…tudo o que ele adora
As minhas sopas são sempre muito light , 1 batata e cenoura, muita abóbora, cozo sempre carne na sopa, o resto é legumes, coloco uma parte para passar outra parte é já colocada depois de ter o cremezinho feito e lá coloco umas pevides e feijão como ele gosta.
Depois de andar 1 mês a fazer sopas que duravam 2 dias e lixo porque se estragavam optei por uma solução mais simples já alguns dias, não tivesse eu 1 combinado e uma arca congeladora.


Fiz sopa e coloquei em tupperware pequenos só mesmo para uma refeição, não é uma ideia brilhante, julgo que já todas as donas de casa o fazem, so eu não o fazia…




Bem a Sopa está boa, meti uma colherzinha à boca com a intenção de provar, só é muito calórica, por isso nada de fazer isto muitas vezes.
Esta sopa é o que chamo “jantar só sopa”, nada mais, assim não faz tal mal
Está prontinha apenas e em exclusivo para o meu marido comer.

INGREDIENTES
2 Alhos Franceses
1 cebola media cortada em quadradinhos
1 Cenoura fina cortada em rodelas
3 Batatas medias
Meio pimento vermelho
Uma mão de ervilhas
1 Fêvera de Porco
1 Pacote de Natas
Pevide e salsa picada q.b
Azeite e sal q.b.


PREPARAÇÃO
Comecei por fazer a base da sopa, batatas cortadas em rodelas grossas, pimento, fêvera, 1 alho francês cortado em rodelas grossas, juntamos agua e colocamos ao lume até que tudo fique cozido
Entretanto ao outro alho francês que resta àcebola corte em tiras mais ou menos finas e depois em quadrados, junte a este a cenoura já cortada em rodelas também elas finas, as ervilhas, lave os mesmos e aguarde
Assim que a base estiver cozida, passe tudo com uma varinha de forma a ficar um creme, se acharem que está demasiado cremosa, junte um pouco de água fervida, adicione as natas e a pevide à base. Vá mexendo sempre bem a sopa com a ajuda de uma colher de pau em lume muito brando, assim que a pevide estiver praticamente cozida, junte os restantes legumes.
Veja os temperos, e junte um pouquinho de azeite e salsa picada, deixe ferver 5 minutos e desligue a sopa.



DICA: se gostar pode juntar na hora de comer a sopa, Croutons com azeite e alho, são umas tostinhas aromatizadas, já se compra em pequenos pacotes. Podem encontrar no Pingo Doce.

Bom Apetite

Bolachas Hungaras



A D. Aurora, é a minha sogra, fez-me um Cortinado que ficou um espectáculo para o quartinho de solteira, agora que montei lá uma secretária com o meu estamine todo em volta de beleza, produtos, perfumes, batons, enfim todo o meu trabalho, precisava há já muito de uma cortina lá para me sentir mais confortável.
Comprei o tecido que foi uma pechincha na baixa do Porto ainda era eu solteira, ou seja há mais de 5 anos atrás, vejam lá e só agora é que tratarei deste assunto.
Muito dinheirinho poupei se não fosse as boas e magicas mãos que a D. Aurora tem.
Cortinado feito e de graça, no mínimo tinha de lhe fazer um miminho que bem merece.
Ela gosta muito de coisas docinhas e chocolates por isso lembrei de experimentar uma receita de bolachas húngaras que em pesquisa na Net eu encontrei, adaptei a receita mais aos nossos gostos.
Ficaram fabulosos e modéstia à parte LINDASSSSSSSS e Boas!!
Ai que orgulho de mim mesma, estou babada, pois pensei que ia sair uma porcaria e feias, passei o fim-de-semana todo a perguntar ao meu marido, “não estavam giras?”
Esta receita é tão simples e em nada se demora a fazer as bolachas, o que custa mais é a decoração, a parte que mais gosto..
Provei apenas 2, não podia comer mais… e estavam divinais




INGREDIENTES
300gr de farinha com fermento
250gr de manteiga amolecida
80gr de açúcar
2 Ovos grandes inteiros
Chocolate branco e preto e granulado de chocolate para decorar


PREPARAÇÃO
Coloque a farinha a misturar com a manteiga amolecida, os ovos e o açúcar, não se preocupe ser pouco, o chocolate que vai colocar como decoração já as deixa o suficientemente doces.
Deixe mexer muito bem de forma a poderem moldar a massa com a ajuda da sua batedeira.
Já com as suas mãos, faça uma bola, estique a massa de forma a não ficar nem muito fina nem demasiada grossa, lembre-se que a o forno vai fazer aumentar a massa.
Se tiver forminhas cortantes use-as ficam lindas no final.
Corte-as e leve ao forno num tabuleiro forrado em papel de alumínio e farinha a uma temperatura de 200º por 15 minutos, pode ser menos, elas cozem depressa mal sintam cor tirem as bolachas e deixem arrefecer até as mesmas ficarem frias
À parte derreta em banho-maria e em recipientes diferentes chocolate negro e branco, decore a gosto mergulhando as bolachas no chocolate. Pode fazer marmoreado, usando chocolate branco e escuro, simpls só com chocolate, com granulado de chocolate, brancas e escurasm use a imaginação



NOTA: deixei secar as bolachas com o chocolate em papel de alumínio e levei as mesmas ao frigorifico para que ficassem dura, estava muito calor.

BOM APETITE

Dourada Grelhada para ti Saladinha para mim

Esta semana fui ao Continente das Antas, fui dar uma espreitadela à parte da Peixaria e estavam lá uma douradas a fazer-me uns olhinhos, como se quisessem meter conversa comigo  …
Lá comprei uma para lhe tratar da saúde.
Sou franca, não gosto muito de comprar o peixe nos Hipers, mas por vezes compro quando vejo que é mesmo muito fresquinho mas não é que goste muito, prefiro ir à peixeira que fica próximo de minha casa, o problema é que nem sempre ela tem muita escolha de peixe para se variar e quase sempre que preciso especificamente de uma qualidade de peixe, azar o meu, nunca tem!!!
Por isso compro às vezes aqui neste Hiper que tem muitas vezes um peixe muito fresquinho…

O prato do nosso jantar de 5ª feira foi Dourada escalada grelhada, era para ser assada mas grelhada faz melhor
O marido disse que estava boa, só tinha uma pitada de sal a mais que eu não percebi e exagerei.

A receita é simples e aconselha-se




INGREDIENTES
1 Dourada (1 pessoa)
Batatas novas para cozer
Azeite q.b.
Pimento q.b
Alho q.b
Salsa q.b


PREPARAÇÃO
Ao fim do dia preparei a dourada, limpei e abri a mesma temperei apenas com pasta de alho, guardei a mesma do frigorifico até começar a grelhar.
Eu vivo num apartamento, por isso é difícil fazer grelhados, usei o meu grelhado eléctrico, com exaustor ligado, lá se foi os cheiros… coloquei o peixinho aberto temperado com uma pitada de sal a grelhar
Ao lado coloquei batatas a cozer com casca e uma pitada de sal.
Terminado este processo, preparei numa frigideira antiaderente o molho. Coloquei bastante azeite, bastante alho picado, umas tirinhas finas de pimento vermelho, uma pitada de sal, salsa e louro, deixei ferver bem e pronto!
Foi só regar as batatas e a dourada com este molho e estava pronto a ser servido.


Para mim, que ando a dieta, preparei não menos saudável e muito boa, uma salada com o que tinha no frigorifico..
Meio queijo fresco magro, alface, tomate, milho(colher de sopa), ananás natural, cogumelos grelhados…
Ficou óptima, reguei com um fio de azeite e vinagre balsâmico, uma pitadinha de sal…

SOUBE TAO BEM!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails