terça-feira, 27 de julho de 2010

Creme de Doce de Ovos



INGREDIENTES

Açúcar: 500g – mas eu coloquei só 300
Água 250g
Pau de Canela pequeno 1 UN
Casca de Limão
Ovos - gemas dos grandes 50g



PREPARAÇÃO

Para a calda do açúcar:

Num tacho em lume muito brando, colocamos o açúcar, casca de limão, agua e a canela. Vamos dar movimentos lentos, mexendo com uma colher de pau até que o açúcar fique totalmente parcialmente desfeito, deixamos ferver 2 ou 3 minutos e desligamos
À parte bata muito bem as gemas dos ovos com a ajuda de um garfo, deixe os ovos com o aspecto “cair em fio”
Entretanto juntamos a calda do açúcar aos ovos num recipiente, mexemos muito bem para toda a mistura.

Vamos coar esta mistura para o tacho que foi feita a calda do açúcar, assim escusamos de sujar mais loiça
Levamos ao lume brandinho, deixamos engrossar. Não esqueça, vá sempre mexendo com a colher de pau

Logo que fique pronto, coloque numa taça e não esqueça, leve ao frigorifico para que este ganhe a consistência que falta no frio

Eu aconselho a fazer isto de um dia para o outro, os resultados serão outros..

NOTA: este creme poderá ser usado para rechear bolos, crepes, ou então para os mais gulosos.. coma à colher

Por exemplo eu usei o meu para rechear o bolo de Pascoa..

Bom Apetite

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Que Ausencia!!!

Pois é.. As nossas ferias foram assim....




e claro... Assim também...



há ja algum tempinho que nao vinha cá.. MUITO TRABALHO, sem tempo mesmo para mim, enfim o cansaço tomou conta de Marcinha e agora que estou na minha ultima semaninha de ferias já em casa, finalmente vou poder estar cá a namorar as minhas experiencias culinarias..


Acabadinha de chegar de ferias, com 3 kg a mais do que fui, :( la retomei às minhas já habituais dietas, cortes radicais de comida, muita agua e claro nao esquecer..o meu velho pratinho de sobremesa, onde uso para o meu jantar e almoço volta ao ataque
Agora.. uma asneira na semana ou duas asneiras mas pequeninas na semana.. Mas estou a guardar-me para a fogaça com queijo e presunto que apenas uma vez no ano me delicio na Feira Medieval de Sta Maria da Feira..

Bem, até nem está a custar muito, tenho de voltar aos "meus menos kilos" que estava antes e muito bem..
Talvez seja por andar mais calma que a dieta nao está a ser sacrificio.

Durante a minha ausencia, tirei fotos a coisinhas que fui fazendo.. agora chegou a altura de colocar aqui alguns dos resultados..


Mas nao podia deixar passar, a minha foto de eleição de ferias...





Aqueles que estão de ferias... BOAS FERIAS,

Felicidades a todos os que cá vão passando para nos visitar

terça-feira, 30 de março de 2010

Biscoitinhos de Amendoa



No Domingo passado fizemos um BELO pic nic, fomos até ao Bussaco juntamos 4 casais com os filhos e lá fomos nós para fazer uma grande “coboiada”
Comida até dizer chega, desde leitão, iscas, panados, feijão frade, bolo, mousse de chocolate, nada faltou..
Dias destes deviam acontecer pelo menos 1 vez no mês foi tão bom como saboroso quer a comidinha quer a companhia
A mim calhou-me levar os Muffins Salgados, batatas Fritas, mas achei bem fazer umas bolachinhas de Amêndoa ora não fosse Domingo de Ramos..
Ficaram macias, ate se desfaziam na boca.
Esta receita vi num blogue que eu sou fã, embora não tenha feito a receita totalmente igual, faltou o chocolate, a ideia foi de lá.

INGREDIENTES
200g de manteiga, vaqueiro amolecida
125gr de amêndoa moída
125gr de açúcar em pó
1 Colher de Sopa de Açúcar Baunilhado
1 Ovo inteiro
250gr de farinha peneirada


PREPARAÇÃO
Ligue o forno a 180º, prepare o tabuleiro e a grelha do seu forno para receber os biscoitos, forre-o com papel vegetal ou alumínio.
Comece a preparar os biscoitos, no robot bata a manteiga amolecida com o açúcar em pó e o açúcar baunilhado até obter um creme, adicione o ovo e a amêndoa moída, volte a mexer bem, ao pouco coloque a farinha peneirada e vá mexendo sempre para que fique bem cremoso.

Tal como no blogue onde vi esta receita (100% açúcar) eu também utilizei o saco de pasteleiro para fazer umas argolas que mais parecem uns rodopios.
Coloquei espaçados entre si e levei ao forno cerca de 15 minutos


Bom apetite

INDIA - Galinha Indiana Tikka Chichen Massalla




Se há coisas que ADORO é comida Indiana, depois de comida Mexicana esta é a minha 2ª comidinha preferida

Picante.. se calhar é por isso que tanto adoro, infelizmente cá no Porto todos os restaurantes Mexicanos fecharam foi então que decidi provar a gastronomia Indiana e AMO AMO AMO!!!
O mau destes restaurantes é que ficam um bocadito caritos para se ir sempre que apetece e além disso é uma comida que também não faz muito bem, é calórica por isso só vamos em ocasiões mais especiais.
Contudo nas minhas idas ao supermercado, nos dias em que tenho mais tempo, costumo ver todas as prateleiras do supermercado, só assim é que vemos as coisas boas que podemos encontrar, uma delas foi um molho Indiano que se chama TIKKA MASALA da marca PATAK´S. A nível de picante é o chamado médio, o ideal para quem não está habituada a estes temperos.

Logo que encontrei imaginei-me a fazer aquela galinha maravilhosa que costu mo comer no Indiano.
Em pesquisa na NET acabei por encontrar o site da mesma marca da pataks e foi de lá que retirei esta receita maravilhosa..

INGREDIENTES
2 Colheres de Sopa de óleo vegetal
1 Colher de sopa de manteiga
400g de cebola picada
600g de tomate picados
1kg Peito de frango, sem pele e cortada em cubinhos médios
4 Colheres de Sopa de Tikka Masala Patak’s Colar
2 Colheres de Sopa de iogurte Natural espesso
Sal a gosto
1 Colher de Sopa de Amêndoa laminada
150 ml de Natas
3 colheres de sopa de coentros frescos, picados
Sumo de meio Limão
Uma pitada de açúcar.

PREPARAÇÃO
Numa tigela, misture 2 colheres de sopa Patak´s Tikka Masala e o iogurte. Adicione o frango, cubra e deixe marinar no frigorífico, pelo menos 2 horas, ou durante a noite.
Aqueça o azeite num tacho anti aderente ao lume mas no mínimo, junte a cebola picada e refogue por cerca de 10 minutos.
Adicione 2 colheres de sopa Patak´s Tikka Masala, deixe refogar cerca de 2 minutos, se começar a engrossar demasiado junte um pouquinho de agua.
Entretanto pique o tomate e juntamente com a manteiga junte ao refogado. Deixe cozinhar no mínima cerca de 30 minutos, mexendo sempre até que a manteiga se junte com o molho.
Por fim junte o frango até que este fique cozinhado.
Antes 7 minutos de desligar o fogão coloque uma colher de sopa de amêndoa laminada.
Já com o forno desligado polvilhe com coentros laminados

Sirva com arroz Basmati.
Não esqueça das Chamuças como entradinha



Bom apetite

quarta-feira, 24 de março de 2010

Tarte Maça




Tinha para aqui perdida uma massa folhada fresca e tinha de a gastar ou não fosse ela acabar por estragar, então lembrei-me de fazer uma Tarte de Maça, visto que tinha comido uma em casa da minha cunhada Paula e estava boa

INGREDIENTES
» Raspa de 1 limão
» 50 gr de açúcar
» 2 Maças Grandes da sua preferência, eu prefiro vermelhas
» 3 ovos
» 1 Pacote de natas
» Massa Folhada redonda e fresca(comprei no Pingo Doce)



PREPARAÇÃO
Comece por preparar a tardteira. Desenrole a massa folhada, aproveite o papel vegetal e coloque assim mesmo na tardeira mesmo sem manteiga, ela não vai colar, acredite.
Descasque as maças e core em gomos finos, reserve
À parte, bata na batedeira ou robot de cozinha a raspa do limão, o açúcar, os ovos inteiros, e o pacote de natas, misture tudo muito bem.
Na tarteira, coloque no fundo os gomos das maças, preenchendo todo o fundo da tardeira, encha até meio com o preparado e volte a colocar mais maças e depois o restante preparado. Finalize com as maças .
Leve ao Forno pre aquecido a 190ºc cerca de 30 minutos



Bom Apetite!!!

Mousse de Chocolate Caseira




Esta é sem duvida a minha sobremesa favorita, Mousse de Chocolate, então quando é caseirinha ahhhh aí é que não escapa mesmo

INGREDIENTES
» 1 Tablete de Chocolate de culinária
» 125 gr de manteiga, vaqueiro
» 125 gr de açúcar
» 6 Ovos inteiros



PREPARAÇÃO
Comece derreter o chocolate e a manteiga junto em banho maria
A parte separa as gemas das claras e bata as claras em castelo.
Depois bata as gemas juntamente com o açúcar e adicione o chocolate já derretido com a manteiga. Por ultimo as claras em castelo.

Sem bater mexa muito bem de forma que todos os ingredientes fiquem bem misturados.
Coloque em tacinhas e leve ao frigorífico
Deixe no frigorifico pelo menos 3 horas, mas aconselho que façam sempre no dia anterior para servir no dia uma Mousse bem consistente

Bom Apetite!!!

Tarte de Queijo com Frutos Vermelhos




Não sei se já tinha aqui confessado mas sou fã de tudo o que leve frutos vermelhos, então quando vi esta receita na revista Teleculinária, não resisti a fazer logo que tive um tempinho
É muito mas muito boa, eu só aconselho a caprichar mais na base que tem de levar a meu ver mais manteiga do que indica na receita para que esta fica perfeita..

INGREDIENTES
» 1 Pacote de bolacha Maria (200gr)
» 1 Lata de Leite Condensado
» 250gr de Queijo para barrar, eu utilizei o Philadelphia
» 3 Colheres de Sopa de Doce de Frutos Vermelhos
» 100 gr de Manteiga (coloquem 200gr)
» 6 Ovos



PREPARAÇÃO
Comece por ligar o forno a 180ºC
Triture a bolacha até ficar em pó, até pode utilizar a picadora 123.
Derreta a manteiga, deite para uma tigela, junte a bolacha e envolva bem.
Forre a parte de baixo e as laterais da tarteira de fundo amovível com esta mistura pressionando com os dedos para ficar bem firme.
À parte numa tigela, deite o queijo creme, os ovos e o leite condensado e misture muito bem. Verta dentro da tarteira e leve ao forno pré aquecido, durante cerca de 35 minutos ou até que fique bem cozida e douradinha. Se começar a ficar muito escura no forno, cubra com uma folha de papel vegetal.
Por fim, retire do forno, deixe arrefecer e desenforme. Espalhe depois o doce por cima e sirva decorada a gosto





Bom Apetite!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails