terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bolachinhas de Queijo



O meu marido é muito mais virado para o salgados do que propriamente para o doces, então queijinho para ele é a delicia dos Deuses. Há já algum tempo tinha visto uma ou outra receita de bolachas de queijo mas nunca me deu vontade de fazer
Mas agora que ele come somente e quase sempre peixe, devido a um probleminha de saúde que teve há que no fim de semana satisfazer as vontades e as delicias no meu menino.
Então esta semana, sentei-me no chão do meu corredor, em frente á gaveta onde guardo as minhas receitas, estive a folhear revista por revista até encontrar algo bom para se fazer, encontrei esta e numa revista velhinha, vejam lá data de Setembro de 1987..

INGREDIENTES
100g Manteiga
200g de farinha super fina
200 g de queijo ralado convêm ser tipo um queijo Emmental, que tem um gosto forte
2 Ovos grandes


PREPARAÇÃO
Separe as gemas das claras.
Dentro de uma taça funda misture a farinha com a manteiga amolecida e o queijo ralado, até obter uma massa esfarelada
Adicione depois as claras uma a uma com uns pingos de agua, mexa bem.
Misture tudo com a ajuda do robot, eu deixei ficar cerca de 5minutos a mexer sempre
Entretanto se a massa ficar mole acrescente a olho um pouco de farinha e volte a mexer muito bem.
A massa está boa logo que a mesma se despegue da taça.
Com as suas mãos faça uma bola, estenda a mesma com ajuda do rolo da massa
Deixe ficar a altura tipo de um dedo.
Molde a massa para ficar bolachas com o formato que desejar, eu por exemplo optei por estrelas e círculos
Leve-as a cozer dentro de um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Pincele as bolachas com uma gema de ovo e leve ao formo por cerca de 10 minutos, atenção a bolacha mal ganhe um pouco de cor e consistência tire fora, ou corre o risco das bolachas ficarem duras, o que não queremos

Sirva estas como entradinha ou guarde-as num recipiente, as mesmas conservam

Bem eu ainda não pude constatar bem isso porque mal se fizeram foram-se logo…

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Bolachas com Pepitas de Chocolate


Com este frio só apetece estar em casa, este Domingo praticamente nevou cá em Rio Tinto, eu e o meu marido levantamo-nos ao meio da manha e estava a começar a cair o que chamo de foleca, então vestimo-nos meio às pressas para sair para a rua e ver de mais perto este fenómeno que é raro cá acontecer.
Aproveitamos os graus de temperatura baixos que se faziam sentir e como apaixonados pelo frio que somos fomos à Serra de Santa Justa que fica a poucos Kms cá de casa, ali sim estavam -2 graus e a foleca já parecia neve
Como tal dei-me ao frio e resolvi fazer estas bolachinhas gulosas para saborear com um chá de maça e canela… mhhhh que boas!!!

Vi esta receita num dos Blogs de culinária que tanto aprecio e resolvi fazer para
experimentar… Ficaram DIVINAIS

INGREDIENTES
110g de manteiga amolecida
120g de pepitas de chocolate de leite
100g de açúcar amarelo
100g de açúcar em pó
Uma pitada de Baunilha, xarope
1 Ovo inteiro
1 Colher de café de fermento em pó
225g de farinha super fina

PREARAÇAO
Comecei por bater a manteiga amolecida juntamente com o açúcar a amarelo e em seguida o pó, juntei o ovo e a baunilha, voltei a mexer
Logo em seguida juntei a farinha peneirada e o fermento, voltei a mexer muito bem para os ingredientes se ligarem na perfeição, Por fim juntei o Chocolate.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, fiz montinho de massa com uma colher de sobremesa, deixei ficar no Forno 10 minutos.
Já tinha as minhas Bolachas para o meu Chã



Bom Apetite!!!

Risotto de Bacon

Esta receita retirei de um dos muito livros que tenho de culinária, quis experimentar de uma forma tipo risotto meio à portuguesa. Mas tenho guardado no meu caderdinho de receitas, uma muito especial, vinda directamente de um Italiano.

Essa, ainda vou fazer e claro deixarei cá a receita, se for boa como penso que seja.



INGREDIENTES
1 Cebola media
2 Colheres de sopa de azeite
200g de arroz Jasmin
2 dl de Vinho Branco, utilizei da marca Gasela
1 Caldo de carne
100 gr de bacon aos quadradinhos
Sal, pimenta, salsa q.b.

PREARAÇAO
Pique a cebola e refogue-a com o azeite até ficar translúcida. Adicione o arroz e refogue um pouco, mexendo.
Regue com o vinho e deixe cozinhar
Adicione o caldo de carne, passado 2 minutos acrescente o bacon, misture bem com a ajuda de uma colher.
Rectifique os temperos.
Quando o arroz estiver macio, adicione um pouco de salsa fresca picada.

Bom Apetite

Rolo de Carne Recheado

Esta receita já a faço desde que casei e não há nada que eu não goste nela, desde o sabor ao facto de ficar com uma boa apresentação mesmo quando se corta

Acaba por fazer, para quem assim desejar um almoço ou jantar muito requintado. No meu caso, foi um almoço como sempre tardio de Domingo, onde a hora normal de almoçar cá em casa neste meu ÚNICO dia de descanso a valer é lá para as 16h

INGREDIENTES
Carne Picada para 2 pessoas
1 Pão seco grande ou 2 pequenos
2 Ovos Cozinhos inteiros
1 Ovo inteiro
2 Alhos
Leite Magro, tipo 3 copos de licor
Bacon fatiado, pode comprar em qualquer talho ou nos supermercados
Sal(fino), pimenta, alho moído q.b
Cebola
Batatas
Azeite

PREPARAÇAO
Começamos por trabalhar a carne picada numa terrina funda, reservamos
À parte deite o leite frio numa tacinha e lá para dentro com a ajuda das suas mãos, corte o pão em pedacinhos pequeninos. Deixe o pão se desfazer no leite, que leva cerca de 10 minutos.
Durante o tempo que o pão está no leite, cozinhe 2 ovos em água.
Passado esse tempo envolva o pão amolecido com a carne, junte um ovo inteiro cru e amasse com as suas mãos, de forma a ficar tipo uma massa, coloque o tempero a gosto (sal, alho e pimenta), reserve.
Pegue numa folha de alumínio estenda num sítio limpo e espaçoso, eu por exemplo utilizei a banca, sobreponha as fatias de bacon umas às outras e em cima destas disponha a carne picada e por ultimo, coloque no centro os 2 ovos cozidos.
Com muito cuidado enrole a carne picada com a ajuda da folha de alumínio, de forma a ficar um rolo, como está na foto



Atenção o alumínio não vai ao forno é só para ajudar a formar o rolo

Leve o rolo ao forno num Pirex com uma cebola cortada às meias luas muito finas, juntamente com 2 alhos fatiados e regue com azeite

DICA: À volta do rolo, disponha de batatinhas para assar, o sabor que carne deixa nas batatas é muito bom.



Bom Apetite

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mini Palmiers

Sei que não deveria estar aqui a deixar receitas que em nada fazem bem, tendo em conta as festas de Natal que terminaram há pouquíssimos dias mas a tentação e bichinho da cozinha é maior.
Há coisas tão simples de se fazer e tão boas, são o caso destes Mini Palmiers

Fiz minis porque pensei, bem se sair asneira, é em miniatura  mas não só saíram muitíssimos bons como ganhei um fã para estes docinhos, o meu marido que até nem é muito chegado a doces, estes ele gostei muito




INGREDIENTES
1 Massa Folhada Fresca
Doce, ou compota que já tenham por casa, eu por exemplo optei pelo meu Doce de Maça com Canela, que tinha feito para o aniversário da minha pequena Tânia.
Açúcar para Polvilhar

PREPARAÇÃO
Estenda a massa e com a ajuda do rolo, amasse um pouco mais corte a mesma em Rectângulo, ao comprimento da massa.
Divida a mesma em duas partes iguais
Sobre a massa espalhe com a ajuda de uma colher o doce
Aguarde 5 minutos
Depois comece a enrolar as pontas da massa de fora para dentro, dando um aspecto de um Palmier.
Assim enrolada leve ao frigorifico por 10 minutos
Passado estes minutos, retire do frio e comece a cortar a mesma em fatias finas
Leve ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal

DICA: Quando for a cortar, vire para si a parte que do Palmier que ficou dobrada para dentro, nunca de outra forma, se não eles não ficar espalmados, como os meus ficaram

Bom Apetite

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Flor Cortante

Lembram-se das flores que fiz para colocar no bolo da Kitty?
Pois é o segredo é este marcador cortante em forma de flor

Bem não pensem… ahhhhh é fácil, não é não, temos de trabalhar a massa cortar e depois pintar e claro colar ao bolo…

Mas vale mesmo a pena este trabalho, pois o bolo saiu de umas mãos muito amadora e estava muito giro.

O meu doce castelo

Esta Forma de silicone em formato de Castelo vi-a pela 1ª vez no El Corte Inglês umas semanas antes do Natal, só que como quase tudo era cara, claro que procurei um ou outro defeito para dizer logo a mim mesma, em forma de desculpa que a forma não valia o valor que estava lá marcado

Mas verdade é que adorei e andei a ver se a encontrava em outro lado a mesma forma por menos valor.
Quando já não contava encontrar a forma não só apareceu, como estava muito mais barata, quase a metade do preço e tive ainda mais sorte… uma amiga muito atenta e que eu adoro a minha Zeza comprou-a para mim em segredo para me dar no Natal

Obrigada amiga



Agora só me falta colocar à prova e fazer o Meu DOCE CASTELO

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails