segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Robot de cozinha, Prenda do Pai Natal

Este ano, fiz as minhas delicias com a prenda que escolhi, não é que goste de escolher as prendas, prefiro sem duvida sentir a surpresa de descobrir o que vou ter mas nesta situação tinha de ser eu tratar, fosse o meu marido pensar que um robot de cozinha era um carrinho telecomandado:)

Esta foi a minha prenda de Natal, pois a minha batedeira já estava velhinha, foi da minha avó, vejam lá mas era uma batedeira de guerra só funcionava com uma vara enfim tinha de substituir

A minha nova amiguinha vinha com 8 acessórios

Gancho massas para fazer pão, por exemplo
Gancho líquidos para fazer claras batidas.
Gancho para os bolos
Para além dos ganchos vem um liquidadora, óptimo para fazer molhos e batidos
Centrifugadora
Picadora de carne
Processador de alimentos
Espremedora de citrinos



Não é gira?!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Bola de Carne

Esta receita foi-me dada por uma amiga muito querida, é com ela diz, “esta bola sai sempre bem”
Fiz para o aninho da minha sobrinha Tânia
Estava boa mas parecia que faltava a chicha quem a vé na foto, isto poque fiz numa forma pequena de a massa levantou muito
Mas é uma bola que se recomenda



INGREDIENTES
8+1 Ovos
4 Chávenas de chã rasas de farinha super fina
1 Chávena de chã bem cheia de leite gordo
1 Chávena de chã bem cheia de óleo
Carnes
Coloquei 2 embalagem de fiambre de 200g cada, 1 embalagem de presunto, queijo de barra

PREPARAÇÃO
Com a ajuda do Robot, batemos os ovos inteiros, juntamos a farinha peneirada, o leite e o óleo
Com o robot, a massa a ficar bem uniforme, demora cerca de 5 minutos
À parte, preparamos o tabuleiro, convém que seja grande, uso quadrado e grandito.
Colocamos uma camada de massa, coloco metade das carnes a gosto, volto a colocar outra camada e coloco o resto das carnes, adiciono a ultima camada de massa
Por ultimo, pincelo a bola, com uma gema de ovo bem batida e com um fio de agua
Levamos ao forno, cerca de 40 minutos

Bom apetite

Molho fervido para acompanhar as Batatas com Bacalhau

Para mim, este molho é tão importante como ter a Árvore de Natal ou o Bolo Rei nestas festas, se não houver este molho delicioso, não é Natal para mim
Adoro, simplesmente adoro este molhinho para dar sabor às Batatas com o Bacalhau.
Espero ano todo para me lambuzar nestes dias, a véspera de Natal, véspera de Ano novo e Véspera de Reis, que também não falha
Fui passar o Ano novo a casa dos meus pais, a minha mãe também fez o molho fervido, delicioso….
Faz sempre um tachinho, fazemos a mais para dar para fazer o farrapo velho, que também é cá muito apreciado
Este molho é tão bom que vou lá com o pão molhar e comer, faz mal, eu sei mas é Natal!!!



INGREDIENTES para 4 pessoas
3 Cebolas Médias
Azeite (menos de meia garrafa, convêm ser um bom azeite)
5 Alhos grandes
1 Folha de loureiro grande
Vinagre q.b
Cominhos q.b
Sal q.b


PREPARAÇÃO
Num tacho médio, cortamos as 3 cebolas em quartos e colocamos lá dentro
Adicionamos o azeite, picamos os alhos e juntamos a folha de loureiro cortada em 3 bocados.
Deita-mos cominhos, vinagre e sal a gosto e deixamos cozer.



Bom apetite

Barrar forma para Bolos

Na vez de barrar as formas de bolos com a manteiga dura e depois a farinha siga esta Dica:



Derreta a manteiga no microondas, com a ajuda de um pincel unte a forma toda, em seguida, substitua a farinha por pão ralado, vai ver que os bolos, soltam-se muito mais facilmente da forma.

Tronco de Chocolate

Se há coisas que sou é teimosa que chegue
O tronco de Natal que tinha feito para a o Natal deste ano, partiu em 3 lados, a massa não ficou por aí além, podia ter ficado muito melhor.
Um dia desta semana em conversa com a minha mãe, perguntei-lhe do rolo que eu fazia quando era nova, não partia e a massa era tão fofinha e boa
Trouxe a receita e não é que este tronco ficou muito melhor que o anterior?!
Fiz um tronco pequenino, éramos 4 a festejar o Ano Novo e todos com regras para comer doces por isso, fiz pequenino para que acabasse bem depressa



INGREDIENTES
6 Ovos inteiro
6 Colheres de sopa de Açúcar
6 Colheres de sopa de farinha super fina
1 Colher de chã bem cheia de Fermento em pó

RECHEIO E COBERTURA
Duas gemas, batidas
3 Colheres de chã de açúcar
1 Colher de sopa bem cheia manteiga
2 Colher de sopa bem cheia de chocolate em pó
(Neste tronco, optei por cobrir com o chocolate mas a massa foi com doce de ovos, comprados na pastelaria em frente á minha casa)

PREPARAÇÃO
Começo por bater o ovos bem batido com o açúcar
Incorporo aos pouquinhos a farinha peneirada com a ajuda do meu robot (sim… porque este ano, o Pai Natal deu-me um brinquedo novo, um Robot de Cozinha, já deixo cá uma foto)
À parte preparo o tabuleiro com a manteiga e farinha, coloco a massa lá dentro e vai ao forno, cerca de 10 minutos. Mal ganhe cor, tente abanar ligeiramente a forma se a massa de desprender, está cozido
Na sua massa ou banca, coloque um pano de cozinha polvilhado com açúcar, vire aí a forma e desenforme o bolo, com a espátula, recheie o bolo.
Com a ajuda do mesmo pano onde desenformou o bolo, vá enrolando o mesmo formando o rolo, desce ficar o pano lá, até esfriar.
Depois de frio, corte em triangulo uma das pontas e coloque ao lado do rolo, dando o aspecto de tronco.
Coloque a cobertura e decore como desejar

Bom apetite

Doce de Maçã e Canela, uma doce lembrança

Resolvi fazer uma graça, lembrancinhas do aniversário da Tânia, para a minha cunhada dar aos convidados
Comprei os boiões, fiz as etiquetas autocolantes, coloquei os lacinhos a combinar e preparei o recheio.
Não fiquei muito contente com o resultado, faltou a mão experiente de duas grandes amigas, especialistas nestas coisas…
Contudo embora a embalagem não tenha ficado 5 estrelas, pois as etiquetas ficaram todas encurrilhadas, o conteúdo estava bom
As etiquetas fiz a combinar com o tema da festa, a KITTY
O recheio, fiz Doce de Maça e Canela, gostei, estava muito docinho, de vez em quando lá ia eu com o dedito provar, parecia uma miúda

O resultado foi este…

Passo a dar a receita.

INGREDIENTES
1kg de maças (já limpas de pevides e cascas, partidas em gomos grossos)
1 Colher de chã de Canela em pó
1 Pau de canela
1 Casca de laranja e limão
200g de açúcar
150 ml de água

PREPARAÇÃO
Descascamos as maças e limpamos as pevides, cortamos em gomos reservamos
Num tacho grande, colocamos as maças, o açúcar, a canela em pó e o pau, a agua e as cascas de limão e laranja. Levamos ao lume cerca de 1 hora em lume muito brando
De vez em quando vá mexendo com a ajuda de uma colher de pau.
Passado 1hora e quando verificar que está tudo bem cozido, tire o tacho do lume
passe tudo com a varinha mágica e volte a colocar ao lume cerca de 10 minutos para o doce incorporar,
Com uma colher de sopa, retire um pouco o conteúdo e coloque num prato, deixe arrefecer, com o seu dedo passe por cima do doce, se, se formar tipo “uma estrada”, está pronto!
Coloque em frascos bem limpos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails